RECEBI UM CONVITE POR EMAIL PARA CADASTRAR MINHA CONTA COSAFE, O QUE FAÇO?

a. Baixe o aplicativo (Apple Store para IOS e/ou Play Store para Android).
b. Acesse o e-mail de verificação que encaminhamos para você.
c. Ao acessar o e-mail clique em alterar senha.
d. Digite uma nova senha e confirme a senha nova. A senha deve conter 6 caracteres no mínimo e uma letra.
e. Clique em alterar senha e pronto.
f. Agora sim, faça o login no aplicativo que você baixou e acesse com seu e-mail e nova senha.
g. Para que CoSafe funcione em seu aparelho smartfone, ative a permissão de recebimento de mensagens e acesso a sua localização.

COMO SEI QUE TENHO UMA NOVA MENSAGEM DO COSAFE?

O aplicativo CoSafe enviará notificações para seu celular. Ao acessar o aplicativo, no ícone mensagens haverá um contador de chats não lidos.

ENTENDENDO AS FUNCIONALIDADES

O app CoSafe tem 7 tipos de funções para comunicação: Mensagens em grupo, Mensagem Individual, Alarme, Alerta Silencioso, Quem está Ok, Ações Emergenciais e Notícias.

MENSAGEM EM GRUPO

Para enviar mensagens para grupos dentro da organização, basta selecionar o ícone, mensagens e escolher um grupo para o envio da comunicação. É possível também enviar fotos e documentos, basta clicar no botão +. Você pode alterar a resposta do usuário, podendo ele “responder para todos”, “responder somente a mim”, “não permitir resposta”.

MENSAGEM INDIVIDUAL

Para enviar mensagens para um usuário específico, você precisa escolher um grupo onde o usuário esta. Dentro da página onde escreverá a mensagem, clique em PARA — Selecione apenas a pessoa que deseja que receba a mensagem. É possível também enviar fotos e documentos, basta clicar no botão +. Você pode alterar a resposta do usuário, podendo ele “responder para todos”, “responder somente a mim”, “não permitir resposta”.

ALARME

Dentro da função alarme estão reunidos botões para reportar uma ameaça e/ou uma crise. As opções já são definidas pela administração de risco da empresa. Para usar a função, clique em “ALARME” e selecione uma opção de emergência, antes de ativar o alarme é possível enviar uma mensagem sobre o ocorrido + foto e/ou arquivo. Acionando o botão de alarme, a equipe responsável receberá a comunicação sobre o alerta. Ao criar os alarmes via painel administrativo, atentar-se ao número de caracteres máximo (50 – duas linhas).

QUEM ESTÁ OK

Esta função é para receber respostas rápidas sobre algumas situações. A função tem como objetivo criar uma enquete para que os usuários respondam se “Estão OK” ou “Não estou OK”. Também há a função de entrar em contato com todos os usuários do que estão no grupo da enquete, quem não respondeu OK, quem respondeu OK ou simplesmente não respondeu nada.

ALERTA PESSOAL

A função Alerta Pessoal é usada para se comunicar de forma discreta e segura. O usuário que ativar a função pode escolher a qual grupo comunicar e descrever a ação para ativação da funcionalidade.

QUANDO USAR O ALERTA PESSOAL?

Esta ferramenta é programada quando o usuário vai exercer alguma atividade que pode ser considerada de risco, por exemplo: profissionais de segurança antes de iniciar a ronda noturna e/ou Executivos e VIP em viagens e deslocamentos.

COMO USAR O ALERTA PESSOAL?

Clique em Alerta pessoal e escolha o Grupo que deseja notificar caso se sinta em perigo. Informe a atividade que está na qual  se envolverá, por exemplo: iniciando a ronda na fábrica “x”. Feito isto, a tela do seu dispositivo se mostrará como se estivesse bloqueado e com um  relógio, caso precise alertar um ameça ou emergência já estará tudo pronto. Para ativar o Alarme, clique e segure a tela durante 3 segundos. Com isto o grupo selecionado para quando configurou o Alerta Pessoal receberá a sua mensagem junto a localização exata de onde o alarme foi ativado. O alerta permanecerá ativo até que você desative com sua senha de login no app. Quando o Alerta Pessoal é desativado, todos são notificados sobre o final da ameaça e/ou crise.

AÇÕES EMERGENCIAIS

A ferramenta é de grande ajuda para as empresas que já mapearam seus riscos, criaram planos para evitar e diminuir perdas.

Esta função é genial por dois motivos principais: primeiro porque a equipe de gerenciamento de crise consegue enviar imediatamente para quem precisa agir, e segundo que, com as orientações na palma da mão, não é necessário lembrar dos treinamentos. O mais legal é que estas listas são utilizadas em tempo real, nós a chamamos de LIVE CHECKLIST. Por exemplo, “João, desligue chave geral da sala 1”,” Joana, abra a porta dos fundos para que o grupo 3 saia” e “Grupo 3,  a Joana já abriu a porta dos fundos para que todos saiam por lá.”

  • Listas ativas
    Significa que as listas que estivem nesta categoria devem ser realizadas pelos grupos selecionados, cada lista é referente a situações com ações diferentes.
  • Listas de Ações emergenciais
    É possível criar listas de atividades a serem realizadas em determinado acontecimento. Todas as listas que criar com orientações ficarão disponíveis nesta categoria e todos na organização tem acesso à visualização.
  • Listas de encerradas
    Após realizar todos os procedimentos descritos nas listas ativas e os responsáveis verificarem e certificar que tudo esta ok, é necessário encerrar, desta maneira elas irão para esta categoria, onde é possível consultar tudo todo histórico do que aconteceu enquanto a lista estava ativa.

NOTÍCIAS

Com esta função as organizações podem divulgar informações sobre treinamentos, notícias sobre o setor, blog da empresa, etc. É um RSS para que o usuário esteja sempre informado.

DOCUMENTOS

Aqui é a nuvem de arquivos de segurança. A melhor maneira de deixar todos os documentos importantes na palma da mão do usuário. Exemplos de documentos: protocolos, treinamentos, politicas de segurança, contatos, etc. Este espaço é exclusivo para conteúdos relacionados a segurança e gerenciamento de crise. Todos os grupos e usuários tem acesso aos conteúdos em qualquer hora e lugar. É possível também baixar os documentos e acessa-los tanto de forma online, como offline, sem acesso à internet.

TENHO UMA OUTRA DÚVIDA E NÃO ENCONTREI A RESPOSTA AQUI, COMO EU FAÇO?

O seu primeiro ponto de contato deve ser com time de gestão e treinamento de segurança – aqueles que são responsáveis pela implantação do app na sua empresa. Esse time, além de treinados por nós vão avaliar se é necessário acionar o suporte CoSafe dedicado a vocês.