Sabemos que no Brasil, a cultura da prevenção não é um ponto forte. Temos, por comportamento natural, a tendência de deixarmos tudo para a última hora, achando que as coisas nunca acontecerão conosco.
Lentamente vemos sinais de uma mudança de comportamento. Através do aprendizado tirado de crises recentes e dos esforços de times como segurança, comunicação, continuidade de negócios e gerenciamento de crises, podemos ver que, diante do atual desafio, várias empresas já estão com os seus protocolos de prevenção e continuidade ativos e com os comitês de crise instaurados.
Porém, ainda tem gente correndo atrás do prejuízo, tentando navegar a remo no mar turbulento da crise. O problema já está batendo à nossa porta, mas ainda existem companhias pensando em como vão atender a porta.
Pensando nisso, juntei alguns links que podem ser um motor nesse barco a remo, e ajudar a direcionar as ações da empresa durante esses tempos críticos.
Vamos lá:
1) Getting your workplace ready for COVID-19:
https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/getting-workplace-ready-for-covid-19.pdf
Nesse material, a Organização Mundial de Saúde compartilha várias orientações sobre como preparar a sua empresa para enfrentar o COVID – 19. É um resumo do que você já deveria ter pronto.
2) Interim Guidance for Businesses and Employers to Plan and Respond to Coronavirus Disease 2019 (COVID-19)
https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/specific-groups/guidance-business-response.html
Trata-se de um breve guia elaborado pelo CDC americano, sendo atualizado regularmente, conforme evolução do cenário.
Contém orientações para prevenir a exposição do seu local de trabalho à doenças respiratórias e algumas estratégias a serem adotadas pelos empregadores em situações de surtos de doenças.
3) Covid-19: Guidance notice for employers and employees.
Material elaborado pela WRC – Workplace Relations Comission, da Irlanda, com um guia rápido para empregadores e colaboradores.
O mais interessante desse material são os materiais de apoio que ele disponibiliza:
– Business Continuity Planning Checklist COVID-19
– COVID-19 Public Health Advice Poster:
https://dbei.gov.ie/en/Publications/Publication-files/COVID-19-Public-Health-Advice-Poster.pdf
– Business Continuity Planning: Checklist of preparatory actions in responding to influenza outbreak:
4) Crisis management
https://hbr.org/topic/crisis-management
Essa página da Harvard Business Review disponibiliza vários artigos interessante, para apoiá-lo na hora de se preparar e responder à epidemia de COVID-19:
– Lead Your Business Through the Coronavirus Crisis:
https://hbr.org/2020/02/lead-your-business-through-the-coronavirus-crisis
– Prepare Your Supply Chain for Coronavirus
https://hbr.org/2020/02/prepare-your-supply-chain-for-coronavirus
– What’s Your Company’s Emergency Remote-Work Plan?
https://hbr.org/2020/02/whats-your-companys-emergency-remote-work-plan
– Coronavirus Could Force Teams to Work Remotely
https://hbr.org/2020/03/coronavirus-could-force-teams-to-work-remotely
– 8 Questions Employers Should Ask About Coronavirus
https://hbr.org/2020/03/8-questions-employers-should-ask-about-coronavirus
5) Guide on Business Continuity Planning for COVID-19
Guia publicado pelo Governo de Cingapura / Singapore Business Federation, contendo orientações sobre continuidade de negócios, especialmente para pequenas e médias empresas.
Estar preparado com antecedência é sempre a melhor opção, porém, sabemos que nem sempre é possível convencer o executivo a direcionar recursos para os cenários que apresentamos.
Espero que esses links possam ajudar a sua preparação e resposta.